São Paulo SP 09 09 2019. Juca Kfouri e Gleen Greenwald. foto Roberto Parizotti
Entidades representativas de jornalistas e veículos de imprensa, como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), participaram de manifestação em defesa da liberdade de imprensa, do jornalismo e da democracia, na noite desta segunda-feira (09), na faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O ato foi organizado também pelos centros acadêmicos das faculdades de jornalismo da Cásper Líbero, CA Vladimir Herzog, e da USP, CA Lupe Cotrim, e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Veja abaixo a íntegra do ato.
Marcado por críticas ao governo Jair Bolsonaro e falas em defesa do trabalho do jornalista e fundador do site The Intercept Brasil, Glenn Greenwald, o evento reuniu parlamentares de oposição ao governo, como os deputados
Ivan Valente e Sâmia Bonfim, do PSOL, o vereador Eduardo Suplicy (PT), além personalidades como o escritor Marcelo Rubens Paiva e o jornalista Juca Kfouri, por exemplo. O ex-ministro de Relações Exteriores do governo FHC, Celso Lafer, também participou.
As mudanças promovidas pelo governo federal, ameaçando os
princípios de comunicação pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também foram criticadas.
>MP que prejudica jornais enfrenta resistência no Congresso
>Jornalistas de oito países se reúnem para discutir o futuro do jornalismo no Festival 3i