Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/3/2020 | Atualizado 17/3/2020 às 12:45
Após o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciar que as visitas sociais nos presídios federais estão suspensas e diversos estados também aderirem, detentos iniciaram uma rebelião no presídio Dr. Edgar Magalhães Noronha, em Tremembé (SP).
"Estão ocorrendo atos de insubordinação nos Centros de Progressão Penitenciária de Mongaguá, Tremembé e Porto Feliz, além da ala de semiaberto da Penitenciária II de Mirandópolis, devido à suspensão da saída temporária, que ocorreria amanhã [terça-feira (17)]. Tanto o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) quanto a Polícia Militar foram acionados e estão cuidando da situação", disse a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) ao G1.
Houve fuga de presos em Mongaguá - o governo do estado ainda está averiguando o número de detentos que fugiram. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), as rebeliões ocorrem devido à suspensão da saída temporária, agendada para o mês de março, que ocorreria amanhã (17). O benefício contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto.Segundo informação divulgada pelo G1, as rebeliões começaram após os detentos saberem da suspensão. Ainda segundo o site, é possível ouvir barulhos de bombas e tiros em Tremembé.
> Coronavírus: prevenção, sintomas e o mapa atualizado da covid-19
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em nota divulgada por Moro, afirmou que "além do Sistema Penitenciário Federal, o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Goiás, Amazonas, Roraima, Tocantins e Alagoas também suspenderam as visitas no sistema prisional. Em Minas Gerais e Santa Catarina foram suspensas parcialmente as visitas", diz nota.
Já em Mato Grosso, Sergipe, Maranhão, Pernambuco e Paraná, foi elaborada uma nota técnica com orientações sobre a doença. Paraíba, além da nota técnica, informou que fará triagens de visitas. Além de São Paulo, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul também farão triagens.Tags
LEIA MAIS
FORÇAS ARMADAS
Saiba como vão ficar os salários dos militares após reajuste
SEGURANÇA PÚBLICA
Senado votará PEC que inclui guardas municipais na Constituição
DIPLOMA BERTHA LUTZ
Senado premia Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e mais 17 mulheres