[caption id="attachment_111172" align="alignleft" width="290" caption="Ministro relator entendeu que, na prática, PEC 33 está com a tramitação suspensa"]

[fotografo]Fellipe Sampaio/SCO/STF[/fotografo][/caption]O ministro do Supremo Tribunal Federal (
STF) José Dias Toffoli rejeitou nesta sexta-feira (10) os pedidos de liminar para suspender a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC)
33/11. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara no mês passado, a proposta limita algumas das prerrogativas do Supremo.
Os mandados de segurança foram apresentados pelo líder do PSDB,
Carlos Sampaio (SP), e pelo presidente do PPS, Roberto Freire (SP). Os dois questionavam a tramitação da proposta, de autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), que dá ao Congresso Nacional o poder de contestar as decisões do STF em ações de constitucionalidade, de inconstitucionalidade e súmulas vinculantes.
De acordo com o STF, Toffoli entendeu que, a partir das informações dadas pela Câmara, todas as regras regimentais, legais e constitucionais na tramitação da proposição foram respeitadas. Como ainda não houve a formação de uma comissão especial para analisar a PEC, o ministro disse que "é possível afirmar que a tramitação da PEC 33 encontra-se, atualmente, suspensa na Câmara dos Deputados".
"Há, inclusive, declarações públicas de lideranças partidárias no sentido de recorrer ao plenário daquela casa legislativa contra a aprovação da admissibilidade da PEC aqui impugnada", afirmou. O ministro ressaltou, no entanto, que o tema ainda será analisado pelo plenário do STF.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), chegou a anunciar que vai segurar a criação do colegiado. Em entrevista ao Congresso em Foco, o petista do Piauí chegou a pedir a prisão e o impeachment dos ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Luiz Fux por causa de decisões sobre questões do Congresso.
Deputado defende prisão de ministros do Supremo
Líderes na Câmara se posicionam contra a PEC que limita STF
Mais sobre a PEC 33