[caption id="attachment_248215" align="alignleft" width="285" caption="Fundadora da Rede Sustentabilidade, Marina tem grandes chances de ganhar a Presidência"]

[fotografo] Elza Fiuza/Agência Brasil [/fotografo][/caption]Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda (12) mostra que a ex-senadora Marina Silva (Rede) tem a maior chance de ganhar a eleição presidencial de 2018 em cenários de segundo turno em que ela aparece.
Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito nas simulações de primeiro turno, ganhando em todos os cenários com percentuais que oscilam em torno dos 25% das intenções de voto.
O petista teve um aumento nas intenções de voto no primeiro turno em comparação com levantamento do instituto de pesquisa, realizado em julho. Ele, no entanto, perde para Marina se a eleição for para o segundo turno por uma diferença de nove pontos.
Nos cenários de segundo turno contra adversários do PSDB, Lula tem pequena vantagem numérica em disputas contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o chanceler José Serra ou o senador
Aécio Neves mas, na prática, as três situações mostram um quadro de empate técnico. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento foi realizado nos dias 7 e 8 de dezembro, com 2.828 pessoas com 16 anos ou mais. Leia a
íntegra da reportagem com a pesquisa Datafolha.
A pesquisa também mostra que o presidente Michel Temer (PMDB) aumentou significativamente sua taxa de rejeição e passou a ocupar o primeiro lugar no ranking deste quesito para o primeiro turno das eleições presidenciais. O percentual de entrevistados que não votaria em Temer em nenhum cenário passou de 29%, em julho, para 45%.
Lula aparece em segundo lugar na lista, com uma rejeição de 44%. O terceiro posto no ranking é ocupado por Aécio, que obteve o percentual de 30% de rejeição.