[caption id="attachment_185640" align="alignleft" width="285" caption="Mangabeira Unger retorna ao cargo da Secretaria após cinco anos e meio"]

[fotografo]Elza Fiúza/Arquivo Agência Brasil[/fotografo][/caption]O filósofo e professor da Universidade de Harvard (EUA) Mangabeira Unger assumirá a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) do governo federal na próxima quinta-feira (5), de acordo com nota divulgada pela Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto. Ele substituirá o atual ministro, Marcelo Néri, que também acumulava a presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Com a indicação de Dilma Rousseff, Mangabeira volta ao governo do PT após cinco anos e meio. Entre outubro de 2007 e junho de 2009, ele foi o primeiro ministro a comandar a SAE, que inicialmente era chamada de Secretaria Especial da Ações a Longo Prazo. Na época, a pasta ganhou o apelido de "Sealopra". A pasta tem a missão de formular políticas públicas de longo prazo voltadas ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Segundo a nota da Secretaria de Imprensa, Dilma agradeceu "a competência, dedicação e a lealdade do ministro Neri". Ele respondia pelo Ministério de forma interina desde março de 2013, quando Moreira Franco saiu do cargo para assumir a Secretaria de Aviação Civil.
Mais sobre reforma ministerial