Uma das capas do Jornal do Commercio
[caption id="attachment_240664" align="alignright" width="225" caption="Primeira página do Jornal do Commercio em julho de 1967"]

[/caption]
O
Jornal do Commercio e o
Diário Mercantil, do Grupo Diários Associados, encerraram hoje (29) suas atividades. Fundado pelo francês Pierre Plancher em 1º de outubro de 1827, o
Jornal do Commercio foi comprado pelo Grupo Diários Associados, de Assis Chateaubriand, em 1959. A publicação é a mais antiga do Rio e a segunda mais antiga do Brasil, depois do
Diário de Pernambuco.
Na capa da edição de hoje (29), o jornal ressalta que é o veículo de comunicação há mais tempo em circulação ininterrupta no país. "Nesses quase dois séculos foi testemunho de todos os episódios que marcaram a história", diz o comunicado aos leitores. O texto também lembra que o veículo sobreviveu às mais "severas e dolorosas" crises políticas da sociedade brasileira, mas que não teve êxito em superar a atual crise financeira, que classificou como a "mais dramática e mortífera já vivenciada pelo país".
"Não foi possível suportar a tempestade dentro da qual o Brasil, ferido, se debate, e que deu seus primeiros sinais em 2014", diz o comunicado, que também homenageia funcionários, leitores, anunciantes e fornecedores. A edição
online do
Jornal do Commercio também foi extinta.
O
Jornal do Commercio surgiu com foco na economia, com base nas publicações
Preços Correntes,
Notícias Marítimas e
Movimento de Importação e Exportação, editadas por Plancher desde sua chegada ao Rio.
Várias personalidades colaboraram para o jornal ao longo de quase 200 anos, entre elas, Dom Pedro II, Rui Barbosa, José Veríssimo, Visconde de Taunay, Alcindo Guanabara, Barão do Rio Branco e Félix Pacheco. No fim de 2015, o Grupo Diários Associados fechou a
Rádio Nativa FM. A
Rádio Tupi é o único veículo do conglomerado no Rio de Janeiro que continua funcionando.
Mais sobre mídia