Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/4/2018 | Atualizado 25/8/2018 às 9:57
<< Ser humano, a "máquina" mais inovadora do principal festival de tecnologia do mundoFernanda Romano fez uma síntese do que viu no South by Southwest e mostrou quais foram as principais tendências sinalizadas pelo megaevento. Segurança de dados, tecnologia biométrica, inteligência artificial e cidades inteligentes foram alguns dos tópicos abordados por Fefa, como é conhecida. No entanto, apesar do amplo universo de informações e novas tecnologias, ela apontou como principal provocação do evento a reflexão de que não sabemos mais nos relacionar. "A gente inventou um monte de tecnologia bacana. Mas não adianta ter toda essa tecnologia se o que está dentro da cabeça não está funcionando direito. Nós estamos com uma crise mundial de depressão e de suicídios. Estamos com uma dificuldade muito grande de nos relacionarmos entre si. As pessoas não sabem mais se relacionar. Estão o tempo inteiro com celular entre elas e é importante a gente reinstalar o software do sistema operacional humano. Esse foi o principal aprendizado do South by Southwest 2018", ponderou. Presente ultratemporário
Patrícia falou da dificuldade de planejamento na comunicação
Por sua vez, Patrícia apontou para os desafios e aprendizados na área da comunicação e resumiu sua experiência em oito principais aprendizados. "É necessário partir do contexto de que a crise é o contexto atual de qualquer planejamento, uma vez que a verdade está sendo frequentemente questionada no cenário de fake News em que vivemos", ressaltou. O presente, afirmou Patrícia, nunca foi tão temporário, o que dificulta o planejamento. "Nunca na história da humanidade, o presente foi tão temporário. A gente não consegue prever o segundo seguinte. É muito difícil fazer um planejamento sobre qualquer coisa se o presente é ultratemporário. Nó vamos precisar nos vale ainda mais de análise e de contexto, de curadoria de conteúdo mesmo para gente conseguir fazer qualquer planejamento", destacou. Ela também destacou que a comunicação vive a era do "story living", e que é necessário fazer o interlocutor não apenas compreender, mas viver a história contada. O propósito, a transparência, a consistência e a empatia também são os pontos principais da comunicação nos tempos atuais. Patrícia encerrou alertando que o atual desafio da comunicação é criar conexões verdadeiras, apesar de todo o avanço da tecnologia. "Vamos precisar voltar para conversas, para o olho no olho. [...] A gente tem que se reinventar nos relacionamentos humanos. O South by é conhecido como o principal festival de economia criativa do mundo. Ele sempre traz muitas tecnologias, inovação. Mas esse ano o principal recado é que o ser humano tem que aprender a se relacionar", apontou.<< SXSW, inteligência artificial e gente, na semana em que minha cabeça deu um nóPara Sylvio Costa, a experiência no SWSX revela o momento tecnológico que reflete diretamente no jornalismo. "A gente chegou em um momento do jornalismo em que não basta fazer tudo aquilo que a gente já estava fazendo. Antigamente o jornalista era aquele cara que fazia o trabalho dele. Se era repórter era só repórter. Se era redator, era só redator. Cinegrafista era só cinegrafista. Hoje ele é todas essas coisas e também tem blog, tem mídias sociais, tem que analisar dados", ressaltou. Em março deste ano, o festival voltou a produzir números hiperbólicos. Foram mais de 75 mil participantes, vindos de seis dezenas de países, que exploraram mais de 5 mil atividades interativas - fora a programação paralela de cinema, música e games. Os temas debatidos vão além da imaginação de qualquer um: de viagens extraplanetárias a block chain, de democracia a mídias sociais, de robótica à realidade virtual, de publicidade a cidades inteligentes.
<< Saiba mais sobre o South by Southwest
Tags
LEIA MAIS
TRAGÉDIA EM BRASÍLIA
Janja cobra regulamentação das redes após morte de menina no DF
Identificação Médica
Senador propõe cartão que identifica usuários de dispositivos médicos