Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Mariana Haubert
9/7/2013 20:30
[fotografo]Elza Fiúza/ABr[/fotografo][/caption]A Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE) aprovou nesta terça-feira (9) uma moção de apoio para que a presidenta Dilma Rousseff conceda asilo político a Edward Snowden, ex-servidor terceirizado na Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos. Após vazar as informações, ele tentou asilo em diversos países, entre eles o Brasil. O pedido já foi negado.
Reportagens do jornal O Globo mostram que o governo americano monitorou emails e telefonemas de brasileiros a partir de uma base de espionagem instalada em Brasília. As informações foram obtidas em documentos vazados por Snowden. Desde a semana passada ele está na área de trânsito do aeroporto de Moscou sem poder viajar.
No início da tarde, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que o governo brasileiro não vai conceder asilo a Snowden. Venezuela, Nicarágua e Bolívia demonstraram a intenção de receber o ex-servidor da CIA.
A comissão também aprovou um voto de censura ao governo americano. Venezuela, Nicarágua, Equador e Bolívia já responderam favoravelmente ao pedido do ex-técnico.
Audiência
A CRE fará amanhã, às 14h30, uma audiência pública com os ministros das Relações Exteriores e da Defesa, Celso Amorim, e com o ministro-chefe do Gabinete de segurança Institucional da Presidência, general José Elito. Na quinta-feira (11), quem comparecerá ao Senado é o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Os senadores querem esclarecimentos sobre as denúncias da rede de espionagem montada pelo governo americano.
Hoje o colegiado também aprovou o convite para o embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, e o colunista do jornal inglês The Guardian, o norte-americano Glenn Greenwald, que obteve os documentos divulgados pelo jornal brasileiro. Ainda não há data para a audiência com ambos.
Na Câmara, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional votará amanhã dois requerimentos. Um para convocar o embaixador norte-americano Thomas Shannon a prestar esclarecimentos em reunião secreta na Casa e outro para realizar uma audiência pública com o jornalista Bob Fernandes. Os requerimentos são de autoria do presidente do colegiado, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA).
Já a Comissão de Controle de Atividades de Inteligência do Congresso, também presidida pelo petista, votará requerimento para enviar pedido de informação ao Ministério da Justiça sobre a existência de acordos entre a Polícia Federal e agências americanas.
Ontem, o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), determinou que a comissão de inteligência auxilie a Polícia Federal nas investigações. Em nota, Renan afirmou que Congresso Nacional deve averiguar as denúncias, classificadas por ele como "uma intromissão inaceitável".
Mais sobre espionagemTemas
FIM DAS SANÇÕES
Nikolas rebate Eduardo Bolsonaro após queda de sanção a Moraes
DOMINGO DE PROTESTOS
PL da Dosimetria: veja as cidades onde há atos contra redução de penas
TENTATIVA DE GOLPE
Manifestações contra o PL da Dosimetria pressionam Congresso
PRESA NA ITÁLIA
Carla Zambelli renuncia após STF decidir por perda do mandato