[caption id="attachment_282204" align="alignright" width="282" caption="Ideia é diminuir impacto da redução do preço da energia vendida por essas usinas"]

[fotografo]Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados[/fotografo][/caption]O plenário da Câmara aprovou, por 402 votos, o projeto de lei complementar (PLP
163/15), do Senado, que muda a forma de cálculo do coeficiente de participação do município no rateio do ICMS quando em seu território houver usina hidrelétrica. A matéria será enviada à sanção presidencial.
A ideia é diminuir o impacto da redução de tarifas provocado pela Lei 12.783/13 que, ao antecipar a prorrogação das concessões de várias usinas hidrelétricas, acarretou a diminuição do preço da energia vendida por essas usinas.
Como o preço de venda dessa energia é usado para calcular o quanto o município terá direito na repartição do ICMS devido à presença da usina em seu território (valor adicionado), o coeficiente de participação dos municípios que abrigam usinas hidrelétricas diminuiu e, consequentemente, eles receberam menos ICMS nos dois anos seguintes (2014 e 2015).
Mais sobre crise brasileira