Os ônibus que deveriam ter saído ontem do vale do Bekaa, no sul do Líbano, só partirão amanhã, com 405 brasileiros. Até o momento, 330 pessoas foram retiradas da região em direção à Adana.
Ontem, três ônibus que saíram de Beirute, com 137 brasileiros, cruzaram a fronteira com a Turquia. Hoje, 70 pessoas deixarão Beirute a bordo de um navio cedido pelo Canadá em direção ao porto turco de Mersin, a 45km de Adana. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que irá resgatar os brasileiros já está na cidade e deverá partir às 16h de hoje com 150 passageiros. Há outros vôos programados para amanhã, quarta e quinta-feira.
No entanto, ainda está sendo negociada uma saída com as companhias aéreas brasileiras para que esses refugiados possam ser trazidos mais rápido de volta ao Brasil. "Estamos fazendo progressos significativos no intuito de manter uma rede de empresas para trazer os brasileiros em um vôo direto de Damasco para o Brasil", disse o embaixador Everton Vargas, coordenador do grupo de trabalho de apoio aos brasileiros no Líbano.
Segundo Vargas, a Varig está envolvida nas negociações e foi por causa da iniciativa da companhia em querer ajudar o governo que outras empresas aéreas também estão tomando medidas.