O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Foto: José Cruz/Agência Brasil
O governador do Pará, Helder Barbalho, fez declaração a favor da nomeação do deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) como novo ministro do Turismo. Em evento em Belém (PA) que confirmou o uso do terreno onde operava o Aeroporto Brigadeiro Protázio como sede da COP 30, Helder disse que a eventual nomeação de Sabino "fortalece" o estado do Pará.
No evento, ao iniciar sua fala, Barbalho agradeceu às autoridades presentes, citando-as pelo nome. Antes de anunciar os deputados, frisou que 14 dos 17 ocupantes das cadeiras da Câmara reservadas ao Pará fazem parte da base de apoio do governo no Congresso.
Depois, ao ler o nome de Celso Sabino, listado junto aos outros deputados, fez um comentário: "Aqui, presidente, vou lhe dizer que, se o Pará tiver mais um ministro, nós não vamos achar ruim. Porque fortalece o nosso estado. Portanto, caso a sua decisão seja essa, o Celso representará todos nós, junto com o ministro Jader [Jader Filho, ministro das Cidades], para que o Pará possa estar fortalecido à nossa sociedade".
A nomeação de Celso Sabino para o Ministério do Turismo - e a demissão da atual comandante da pasta, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) - seria uma forma de fortalecer a base do governo no Congresso. Sigla que abriga vários parlamentares de inclinação conservadora, o União Brasil hoje comanda três ministérios na gestão Lula: Comunicações, com Juscelino Filho; Integração Nacional, com Waldez Góes; e Turismo, com Daniela. A legenda, no entanto, não tem votado majoritariamente com Lula no Congresso, especialmente na Câmara. A bancada não se sente representada com os cargos atuais.
No caso da ministra do Turismo, há ainda um agravante: Daniela Carneiro pediu permissão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para deixar o partido.
Celso Sabino é o nome ventilado pela bancada para substituir Daniela. Além de filiado ao União, Sabino tem proximidade com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que tem grande influência sobre os parlamentares da legenda e do chamado "centrão".
A declaração de Helder Barbalho neste sábado é mais um fator a pesar na balança em favor da nomeação de Sabino. Além de governador do Pará, Helder é filho do senador Jader Barbalho (MDB-PA) e irmão do ministro das Cidades, Jader Filho. O endosso dele representa a adesão de um segmento importante da base política de Lula à troca ministerial.