O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) chamou hoje de "grande malandro" o presidente Lula por acreditar que ele colhe votos no Nordeste em troca de benefícios sociais, como o Bolsa-Família.
"O Lula é um inimigo do Nordeste. E o Nordeste está merecendo porque nas pesquisas dá grande votação para ele por causa do Bolsa-Família. Coisas que eu fiz e que ele toma como dele, porque é um grande malandro de cinismo total", disse referindo-se ao Fundo de Combate à Pobreza, de sua autoria, que financia aos programas sociais do atual governo e seria utilizado pelo presidente para captar votos entre os eleitores mais pobres.
As críticas foram uma resposta ao anúncio no programa de rádio do presidente de que será retomada a construção da ferrovia Transnordestina. No programa, Lula disse que a obra "vai mudar a cara do Nordeste". "Ele quer começar essa obra com sentido eleitoral, como era a transposição do São Francisco que até hoje não teve nada", afirmou ACM.
Ontem o pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, afirmou que o Bolsa-Família era criação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). Ele se referiu ao Fundo de Erradicação da Pobreza, criado em por ACM e aprovado em 2000 pelo Congresso.