Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
AGENDA DA SEMANA
Congresso em Foco
13/11/2023 | Atualizado às 07h28
Reforma tributáriaAprovado no Senado na última quarta-feira (8), o texto da reforma tributária pode ser enviado de volta à Câmara nesta semana. Como se trata de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), a Casa Baixa deve analisar as modificações feitas pelo Senado no projeto. Só o que for consenso entre as duas Casas Legislativas pode seguir para a promulgação. Daí a ideia de "fatiar" o projeto, mencionada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O Congresso pode já promulgar as regras da reforma que foram chanceladas pelas duas Casas, enquanto os pontos que ainda rendem controvérsia seguiriam tramitando separadamente. Isso afastaria o risco de o texto inteiro da reforma retornar ao Senado novamente, atrasando a sua implementação. O relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), é contra a ideia do fatiamento. Segundo ele, o projeto é muito complexo e seria difícil promulgar apenas uma parte dele. Ao retornar à Câmara, a reforma tributária volta também às mãos do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da proposta na Casa. É possível que, nesta semana, o parlamentar faça algum comentário a respeito do cronograma de votação dela - fatiada ou não.
Orçamento 2024Acaba na próxima quinta-feira (16) o prazo para que parlamentares apresentem emendas ao Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que orienta a elaboração do orçamento federal do próximo ano. O relator da LDO é o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE). Um ponto de atenção é a meta fiscal. Hoje, o texto adota a "meta zero" defendida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, equiparando receitas e despesas nas contas do governo para aquele ano. Isso, porém, foi questionado pelo próprio presidente Lula em evento com jornalistas no Planalto - segundo ele, o Brasil nada perderia com um déficit de 0,25% ou o,5% do PIB no ano que vem. Segundo o presidente, o governo não vai cancelar investimentos em obras apenas para cumprir a meta fiscal do ano. Até a quinta-feira, algum aliado do governo federal pode apresentar uma proposta de emenda para a modificação da meta. Na agenda do Senado, comissões devem se reunir ao longo da semana para discutir propostas de emendas para a LDO.
Lei das cotasO presidente Lula sanciona nesta segunda-feira (13) o Projeto de Lei nº 5.384/2020, que atualiza a Lei de Cotas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência no ensino federal. O novo texto também insere os quilombolas na reserva de vagas em instituições de ensino. O governo vai realizar uma cerimônia no Palácio do Planalto para a assinatura da sanção do projeto. Lula deve discursar. O evento é às 11h.
Brasileiros da Faixa de GazaUm grupo de 32 brasileiros que estavam na Faixa de Gaza desde o início da guerra de Israel contra o grupo Hamas finalmente retorna ao território nacional nesta semana. Na manhã desta segunda-feira (13), o avião VC-2, da Presidência da República, decolou de Cairo, no Egito, transportando os brasileiros. Pelo planejamento da Força Aérea Brasileira (FAB), o voo fará escalas em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e no Recife antes de pousar em Brasília. A chegada dos brasileiros que estavam em Gaza é uma agenda positiva para o governo federal, que vem sendo elogiado pelas operações de repatriação envolvendo pessoas atingidas pela guerra.
LEIA MAIS
Previdência Social
Alcolumbre prorroga programa de enfrentamento da fila da previdência
Câmara dos Deputados
Brasil pode ter alerta por SMS para desaparecimento de crianças
SEGURANÇA PÚBLICA
Guardas municipais comemoram decisão do STF sobre policiamento