Assista à cerimônia do Congresso para o início dos trabalhos em 2024
Arthur Lira e Rodrigo Pacheco discursam no final da cerimônia no Congresso Nacional. Acompanhe ao vivo.
Congresso em Foco
05/02/2024 | Atualizado às 17h11
A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Sob nova direção, Câmara dos Deputados contará com uma ampla lista de pendências a serem debatidas em 2025. Foto: Pedro França/Agência Senado
Este post foi uma transmissão ao vivo de um evento já encerrado. Desça na publicação para assistir ao vídeo com a transmissão completa, ou clique nos links abaixo para saber como foi:
A cerimônia de abertura do ano legislativo tem as seguintes etapas:
Antes da cerimônia, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco chegam ao Congresso e se posicionam ao lado dos mastros de bandeira que ficam do lado externo do Palácio do Congresso.
O Hino Nacional é executado, e a bateria caiena faz a salva de 21 tiros de canhão. Depois, Rodrigo Pacheco passará a tropa em revista.
Em seguida, Lira e Pacheco sobem a rampa do Congresso e são recebidos pelos secretários-gerais da Mesa e pelos diretores-gerais das duas Casas. Eles seguem em direção ao Salão Negro, onde deverão estar representantes do Poder Executivo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e as lideranças partidárias que vão recepcioná-los.
Todos seguem em direção ao Plenário da Câmara, onde será realizada a sessão de abertura do ano legislativo. Depois de declarar inaugurada a sessão legislativa, Rodrigo Pacheco anunciará a leitura da mensagem enviada pelo presidente da República. Lula não vai à cerimônia. Será representado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Embora não haja previsão regimental, o Poder Judiciário também costuma encaminhar uma mensagem na abertura dos trabalhos legislativos.
Ao final, o presidente da Câmara faz seu discurso. O presidente do Senado então também faz uso da palavra e encerra a sessão.
[caption id="attachment_590826" align="aligncenter" width="900"] Preparativos finais do Congresso para a sessão de abertura do ano de 2024. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado[/caption]
Com informações da Agência Câmara.