Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
guerra no oriente médio
Congresso em Foco
18/10/2023 | Atualizado às 12h57
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou nesta quarta-feira (18), em coletiva de imprensa, que não há perspectiva para a abertura da fronteira de Gaza com o Egito para a passagem de estrangeiros, entre eles, cerca de 30 brasileiros, que fogem da guerra na região. Um avião presidencial aguarda, em Roma, autorização para fazer o percurso até o Cairo, a fim de resgatar cidadãos de nacionalidade brasileira oriundos de Gaza. A primeira etapa da repatriação foi realizada com sucesso, com o deslocamento dessas pessoas do norte para o sul da Faixa de Gaza.
Ao lado do ministro da Defesa, José Múcio, Mauro Vieira ressaltou que tem conversado com as autoridades egípcias, mas a solução, afirmou, passa por Israel e Palestina. "Só existe uma fronteira possível, que é entre a Faixa de Gaza e a Península do Sinai, no Egito. A abertura, não há uma perspectiva. Por isso, eu já falei duas vezes com o ministro do Egito pedindo que, não sendo tão numerosos os brasileiros, que seja feita da maneira mais rápida - no momento em que for aberta a passagem para todos", disse. "Mas aí, quanto ao momento da abertura, depende ainda um pouco de uma série de questões. Depende dos dois lados, tanto de Israel e também das autoridades em Gaza quanto do lado do Egito. Para haver uma passagem ordenada, também", acrescentou.
Cerca de 5 mil pessoas de diferentes nacionalidades aguardam a liberação da fronteira entre Gaza e Egito, em Rafah, para fugir da guerra.
Assista à coletiva:
Com a chegada do quinto voo da Operação Voltando em Paz no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, no último domingo (15), o Brasil já repatriou um total de 916 pessoas que estavam em território israelense durante a guerra do país contra o Hamas. Uma nova aeronave pousou em Tel Aviv hoje e deve repatriar mais 223 brasileiros ainda hoje. Com isso, chegará a 1.139 o número de resgatados.
Enquanto isso, 28 pessoas com cidadania brasileira em território palestino aguardam autorização do governo egípcio para cruzar a fronteira e se deslocar para o Aeroporto de Cairo, onde devem embarcar para o Brasil.
O último voo a chegar no Brasil veio de Tel Aviv, em Israel, carregando 215 brasileiros. Foram cinco voos, um por dia até agora:LEIA MAIS
CONTAS DO GOVERNO
RELAÇÕES EXTERIORES
SEGURANÇA PÚBLICA
Guardas municipais comemoram decisão do STF sobre policiamento