Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/5/2010 18:17
Mário Coelho
Tenente-coronel aposentado da Polícia Militar do Distrito Federal aposentado, o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) questionou nesta terça-feira (11), em plenário, a construção de um personagem do filme "Tropa de elite 2", do diretor José Padilha. Previsto para estrear nos cinemas em setembro, o filme tem um certo "deputado Fraga" como um dos antagonistas. O personagem do filme é ligado a milícias e grupos de extermínio. A irritação do parlamentar brasiliense com o nome do personagem foi explicitada em discurso realizado hoje.
O deputado do DEM pediu que a Câmara se manifeste oficialmente sobre o caso. "Espero que a Procuradoria da Câmara entre com alguma representação sobre o caso", afirmou. A reclamação de Fraga veio após matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo. Ao relatar que a direção da Câmara vetou a gravação de cenas do filmes no plenário da Casa, a reportagem mostrou que um dos personagens, chamado deputado Fraga, será o antagonista do Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura.
"Ele é inspirado, de acordo com o jornal, no deputado Marcelo Itagiba, por causa do relatório da CPI das Milícias", disse o parlamentar do DF. Segundo ele, Itagiba, do PSDB, foi apontado como suspeito de envolvimento com as mílícias do Rio de Janeiro. "Por que não colocaram um deputado João? Por que colocaram um deputado Fraga? Eu sou o único Fraga aqui. Isso pode me prejudicar, ainda mais em ano eleitoral", disse o deputado do DEM, que pode concorrer ao governo do DF pelo DEM.
o deputado José Genoíno aproveitou para criticar a Folha de S. Paulo em uma intervenção. Disse que a matéria do jornal era "irresponsável". Depois, reclamou do roteiro do Tropa de elite 2. "A Câmara dos Deputados é uma instituição. Isso é para deslegitimar o parlamento. A cena descrita na matéria coloca uma imagem parecida com uma comissão permanente. Se nós acharmos que é normal esse tipo de achincalhamento, vai gerar um processo de fragilização da Câmara", disparou o petista, que também pediu um posicionamento da Câmara sobre o assunto.
Já Marcelo Itagiba pediu que Temer autorizasse a filmagem dentro do plenário. Segundo ele, o filme "retrata fatos e versões". Ele disse também que José Padilha já desmentiu que a inspiração para o personagem seja ele ou Fraga. "Não tenho dúvidas de que o processo político tem que ser da verdade, não fui sequer indiciado. Na minha gestão como secretário de Segurança Pública do Rio, nós realizamos o maior número de prisões, de apreensões de armas e de drogas", disse.
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), prometeu levar o caso à Procuradoria da Casa. E reforçou que as filmagens foram negadas por motivos técnicos. Mas disse que, "por ser a casa do povo", a equipe do Tropa de elite 2 não poderia atuar no plenário.
Temas
INQUÉRITO DO GOLPE
Reforma Tributária
Entidades do Fisco criticam indicação de SP para comitê gestor do IBS
DESVIO BILIONÁRIO
Fraude de R$ 6,3 bi: presidente do INSS é afastado em operação da PF