Em 2006, José Eduardo Cardozo destacou importância de "jogar luz" sobre o Congresso
"Somos mandatários de pessoas que nos outorgam verdadeiras procurações para que, em nome delas, nós façamos aquilo que desejam"
Congresso em Foco
19/08/2024 | Atualizado às 16h41
A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O advogado e ex-parlamentar José Eduardo Cardozo foi agraciado pelo Prêmio Congresso em Foco de 2006. Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
O Prêmio Congresso em Foco foi criado em 2006, com o objetivo de reconhecer os melhores exemplos da política e estimular a população a acompanhar seus representantes ativamente. Um dos agraciados na primeira edição, o então deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) entendeu essa finalidade imediatamente. Eleito como o terceiro entre os Melhores na Câmara, o petista destacou a necessidade de a população observar atenciosamente a atividade parlamentar e afirmou que a premiação ajudava o Congresso a cumprir sua missão constitucional. "Nós somos mandatários de pessoas que nos outorgam verdadeiras procurações para que, em nome delas, nós façamos aquilo que desejam. E, portanto, quanto mais houver luz sobre a atividade parlamentar, quanto mais se debater o Parlamento, quanto mais se refletir sobre o Parlamento, com certeza nós estaremos diante de realidades onde o espírito corporativo, onde muitas vezes, não prerrogativas, mas privilégios acabam cedendo espaço à vontade, à pressão e à participação da sociedade", declarou.Assista: A lista de premiados aumentará em 29 de agosto, quando serão conhecidos os ganhadores do Prêmio Congresso em Foco 2024. Nesta edição, os parlamentares que tiveram atuação mais relevante no ano serão escolhidos por umjúri especializado, um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e por votação popular. A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, comtransmissão ao vivo pelo Congresso em Foco, a partir das 19h (horário de Brasília).