[caption id="attachment_145608" align="alignleft" width="285" caption="
Humberto Costa apresentou requerimento que envolve gestões do PSDB e PSB; pedido de CPI da Petrobras foi lido mais cedo "]

[/caption]
Em resposta à CPI da Petrobras, iniciativa da oposição, senadores da base aliada do governo apresentaram nesta terça-feira (1º) requerimento para que seja criada uma comissão para apurar casos de cartel no metrô de São Paulo durante administrações do PSDB e obras envolvendo o porto de Suape, administrado pelo governo de Eduardo Campos (PSB).
Trinta e um parlamentares aliados do Planalto pedem investigações sobre supostas irregularidades em contratos para aquisição, manutenção e operação de trens, metrôs e sistemas auxiliares, em São Paulo e no Distrito Federal, que envolvam as empresas no acordo de leniência firmado pela Siemens.
Outro objeto proposto pela base aliada são as atividades da Petrobras e do porto de Suape para viabilizar a construção e a operação da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, estado governado por Eduardo Campos, provável candidato à presidência da República.
Impugnação
O requerimento da CPI pedida pela base foi encabeçado pelo senador
Humberto Costa (PT-PE) e lido pelo também senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o que oficializa sua criação. No entanto, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) apresentou uma questão de ordem à mesa diretora indicando que o pedido envolve governos estaduais. O presidente do Senado,
Renan Calheiros (PMDB-AL), deve responder ao questionamento nesta quarta.
A base propõe ainda apuração sobre convênios e contratos firmados por órgãos e entidades estaduais e municipais para aquisição de equipamentos e o desenvolvimento de projetos na área de tecnologia de informação, com a utilização de recursos da União. O requerimento da base também inclui as questões abordadas pela oposição no pedido da CPI da Petrobras, lido mais cedo.