Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
05/06/2014 | Atualizado às 08h44
[caption id="attachment_131225" align="alignleft" width="285" caption="Henrique Fontana foi líder do governo Lula entre 2006 e 2010"][fotografo]Leonardo Prado/Ag. Câmara[/fotografo][/caption]O deputado Henrique Fontana (PT-RS) foi confirmado pelo Palácio do Planalto como líder do governo na Câmara. Após a escolha do ex-líder, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para a primeira vice-presidência da Casa, no início de maio, Fontana já havia assumido a liderança em caráter provisório.
A vaga de vice-presidente foi aberta após o deputado André Vargas (ex-PT-PR) ter renunciado ao cargo na Mesa Diretora. Vargas é alvo de processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar por suposto envolvimento com o doleiro Alberto Youssef em negócios ilícitos. Youssef está preso desde março último, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Lava Jato para desbaratar esquema de lavagem de dinheiro.
Henrique Fontana é filiado ao PT desde 1984 e está em seu quarto mandato de deputado federal. Foi líder do governo Lula na Câmara entre novembro de 2006 e fevereiro de 2010.
Antes de Chinaglia, Cândido Vaccarezza (PT-SP) ocupou o posto de líder do governo na Câmara na gestão de Dilma Rousseff. Na Câmara, o líder do governo orienta os partidos da base aliada à presidência da República a votar em proposições legislativas de acordo com os interesses do Executivo.
Temas
CONTAS DO GOVERNO