Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/4/2018 18:03
[caption id="attachment_318073" align="aligncenter" width="580" caption="Processo que pode levar à cassação do mandato do deputado passa à fase para juntar provas. Relator terá 40 dias para apresentar parecer final"]
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta terça (10), o relatório favorável ao recebimento da reclamação por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA).
A reclamação, apresentada pelo Psol e pela Rede pede a cassação do mandato do deputado, irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima. O relatório do deputado Hiran Gonçalves (PP-RR) foi aprovado por 12 votos favoráveis e 2 contrários, após modificações pedidas pelos membros do colegiado. Agora, o relator terá 40 dias para ouvir testemunhas e coletar provas relativas às acusações antes de apresentar seu parecer final.
<< Psol e Rede pedem cassação do deputado Lúcio Vieira Lima, irmão de Geddel
O relator recomendou a instauração do processo por quebra de decoro, limitando-se a fatos que "não coincidem com a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República". Pelo relatório do roraimense, seriam investigadas apenas as acusações de que Lúcio teria se apropriado de parte dos salários de servidores de seu gabinete e usado servidores da Câmara para trabalhos particulares.
O deputado foi denunciado pela PGR por lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso do apartamento atribuído a seu irmão, onde foram encontrados R$ 51 milhões em espécie. O relatório foi criticado pelos membros do colegiado por restringir as investigações das acusações contra o deputado e Hiran acatou a sugestão de colegas para ampliar a apuração do caso.
Tags
Temas
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Conselho de Ética marca julgamento de Glauber Braga para quarta-feira
CONSELHO DE ÉTICA
Deputadas pedem cassação de senador que falou em "enforcar" Marina
SEGURANÇA PÚBLICA
Para guardas municipais, PEC da segurança corrige omissão histórica
SISTEMA FINANCEIRO
Compra do Master pelo BRB agita mercado; veja repercussão nos jornais
Incentivo Educacional