[caption id="attachment_93580" align="alignleft" width="286" caption="Luiza Bairros: "É um exemplo inequívoco que não existe diferença do ponto de vista de trabalho e de capacidade""]

[fotografo]Wilson Dias/ABr[/fotografo][/caption]Integrantes do primeiro escalão do governo Dilma Rousseff ressaltaram hoje (22) a importância da posse de Joaquim Barbosa como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ministro desde 2003, ele vai comandar a mais alta corte do país pelos próximos dois anos. Para a ministra da Integração Racial, Luiza Helena de Bairros, a posse de Joaquim tem grande importância para a sociedade brasileira. Ela ressaltou que, ao ter o primeiro negro como presidente do STF, o ministro vira um exemplo para grande parte da população brasileira.
"É um exemplo inequívoco que não existe diferença do ponto de vista de trabalho e de capacidade", afirmou a titular da Igualdade Racial. Assim como Joaquim, ela acredita que estereótipos devem ser deixados de lado, julgando alguém somente pela sua capacidade intelectual e de trabalho.
Ao som do bandolim, Joaquim toma posse no STF
Acompanhe ao vivo a posse de Joaquim
Joaquim assume o STF desafiando estereótipos
Na visão do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, a gestão de Joaquim deve ser marcada por uma aproximação maior com a sociedade. O novo presidente adquiriu celebridade instantânea como relator da mensalão no STF, chegando ao ponto de virar máscara de carnaval.
"Eu acho que não apenas a posse é importante, mas também a gestão dele para marcar uma aproximação maior, pela trajetória dele, do STF em favor dos direitos da sociedade", afirmou Garibaldi antes da cerimônia de posse.
Saiba mais sobre o Congresso em Foco