Normando teve o apoio do primo e governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) Foto: Divulgação
Igor Normando (MDB) se elegeu, neste domingo (27), prefeito de Belém (PA), com 56,36 % dos votos. O deputado federal
Delegado Éder Mauro (PL), candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro, ficou em segundo lugar com 43,64 %. Normando é ligado ao clã Barbalho e é primo do governador Helder Barbalho (MDB), aliado do presidente Lula.
- Igor Normando - 56,36%
- Éder Mauro - 43,64%
- Brancos - 2,03 %
- Nulos - 3,32 %
Com a derrota do atual prefeito da capital paraense, Edmilson Rodrigues (Psol), o apoio de Lula, que tem em seu governo Jader Filho como ministro das Cidades, foi direcionado a Normando. Ele ainda contou com o apoio do PSB e PDT que, anteriormente, endossaram Edmilson, causando uma divisão na esquerda paraense.
Igor Normando, 36 anos, é deputado estadual. Ele iniciou a carreira política no movimento estudantil, aos 15 anos, quando foi dirigente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES). Normando foi vice-presidente, em 2008, dos Estudantes do Pará e foi dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Aos 24 anos, em 2012, se elegeu vereador pelo PHS e permaneceu na Câmara Municipal por dois mandatos. Antes de migrar para o MDB neste ano, foi filiado do Podemos. O vice é o correligionário Cássio Andrade.
Saiba mais sobre as eleições 2024