Alckmin recepcionará o primeiro-ministro da Eslováquia no lugar de Lula. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Com o afastamento médico do presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin ficará responsável pela recepção do primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, nesta terça-feira (10). Alckmin está a caminho de Brasília, voltando de São Paulo, para estar presente na recepção.
Lula, que deveria receber Fico, passou por uma c
irurgia de emergência nessa madrugada após relatar dores de cabeça, conforme o boletim do Hospital Sírio-Libanês. Uma ressonância magnética identificou uma hemorragia intracraniana, resultado de um acidente doméstico ocorrido em outubro. O presidente foi submetido a uma craniotomia para drenagem do hematoma e está internado na UTI. Segundo informações do hospital, seu estado é considerado "bom".
Alckmin participaria do lançamento da escola LATAM - Mecânicos em São Carlos (SP), às 9h, mas, diante da situação, a assessoria do vice-presidente confirmou seu retorno a Brasília para recepcionar Fico.
Segundo a agenda divulgada na noite de segunda-feira (9), a cerimônia de recepção do eslovaco no Palácio do Planalto está prevista para as 11h. Às 11h20, haverá uma reunião bilateral, seguida pela assinatura de atos entre ambos às 12h20 e uma declaração à imprensa às 12h30. Para concluir, às 13h, o governo brasileiro oferecerá um almoço ao primeiro-ministro no Palácio Itamaraty.
O presidente deve permanecer na UTI do Sírio-Libanês por ao menos 48 horas.