[caption id="attachment_121803" align="alignright" width="290" caption="Partido de Marina foi lançado em fevereiro e precisa ser homologado até outubro"]

[fotografo]José Cruz/ABr[/fotografo][/caption]A Rede Sustentabilidade anunciou nesta terça-feira (23) ter atingido a marca de 800 mil assinaturas para viabilizar a criação do novo partido. Para poder concorrer nas
eleições de 2014, a legenda precisa conseguir aproximadamente 500 mil apoios válidos, distribuídos por nove estados, até 5 de outubro, um ano antes do pleito.
De acordo com a assessoria da Rede, do total de 800 mil a maior parte já foi entregue à Justiça eleitoral. Até agora, foram apresentadas 550 mil. A intenção é apresentar as assinaturas até a próxima semana. Para valer, os cartórios eleitorais precisam verificar a autenticidade dos apoios. A coleta começou há cinco meses.
A assessoria informou também que 102 mil assinaturas foram certificadas, aproximadamente 20% do necessário. No entanto, não disse quantas foram descartadas. A estimativa da legenda é que 30% seja desconsiderado pela Justiça Eleitoral. Após a verificação, o caso deve ir ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para homologação ou não do novo partido, criado pela ex-senadora Marina Silva no início do ano.
Mais sobre as eleições de 2014