[caption id="attachment_141635" align="alignright" width="280" caption="Palácio do Planalto não confirmou a ida de Mercadante para a Casa Civil"]

[fotografo]Alexandra Martins/Câmara dos Deputados[/fotografo][/caption]O ministro da Educação,
Aloizio Mercadante, será o novo ministro da Casa Civil, informam o jornal
Folha de S. Paulo e o canal de televisão
GloboNews. Ele vai substituir
Gleisi Hoffman na pasta oficialmente a partir da próxima semana. No entanto, a transição do cargo já começa amanhã com a chegada da paranaense a Brasília. A troca não foi confirmada pelo Palácio do Planalto.
Gleisi vai deixar o cargo para disputar o governo do Paraná em outubro. Pela legislação eleitoral, integrantes do primeiro escalão dos governos devem sair até 5 de abril da posição, seis meses antes do pleito. Como Mercadante não vai concorrer, acabou escolhido por Dilma para assumir a Casa Civil. De acordo com a Folha, uma sala já foi montada para ele no Palácio do Planalto para acelerar a transição.
Com a saída de Mercadante da Educação, começam as especulações sobre quem deve assumir o cargo. A expectativa é que o atual secretário-executivo da pasta, Henrique Paim, assuma em definitivo. Até o momento, o Palácio do Planalto não confirma as trocas. A expectativa é que as mudanças sejam anunciadas na próxima semana. Até abril, outros nove ministros devem sair do governo para se candidatarem em outubro.
Leia mais sobre as eleições de 2014
Nosso jornalismo precisa da sua assinatura