Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
6/8/2014 | Atualizado às 13:57
A Câmara aprovou, nesta quarta-feira (6), a medida provisória (MP) que prevê o aumento dos percentuais de biodiesel e etanol misturados, respectivamente, ao óleo diesel e à gasolina vendidos nos postos de combustível no Brasil.
De acordo com o texto aprovado, o percentual obrigatório de mistura do biodiesel ao óleo diesel já subiu para 6% em 1º julho e passará para 7% a partir de 1º de novembro deste ano. Até a edição da MP, o percentual era de 5%.
O texto original da MP permitia ainda que o conselho nacional de política energética (CNPE) retornasse ao percentual de 5% por motivo justificado. Mas o texto aprovado hoje autoriza a redução até o limite de 6%.
A MP também estabelece que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deverá fixar os limites de variação. E que o biodiesel adicionado ao óleo diesel deverá vir, prioritariamente, da agricultura familiar. O governo deverá editar normas garantindo essa preferência.
O texto aprovado apresenta ainda outra mudança, determinando que o percentual obrigatório de adição de álcool anidro à gasolina poderá subir para 27,5%, desde que constatada sua viabilidade técnica. Atualmente, o governo pode elevar o percentual de mistura do etanol anidro até o limite de 25% ou reduzi-lo até 18%. O parecer mantém o piso de 18%.
Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa
Temas
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Para guardas municipais, PEC da segurança corrige omissão histórica
SISTEMA FINANCEIRO
Compra do Master pelo BRB agita mercado; veja repercussão nos jornais
Incentivo Educacional