[caption id="attachment_175863" align="alignleft" width="285" caption="Aos 55 anos, Rollemberg, atualmente senador, foi deputado distrital e federal "]

[fotografo]Manoel Lenaldo/Agência Brasil[/fotografo][/caption]Com 93,18% dos votos válidos apurados, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB) é o novo governador do Distrito Federal. Ele, o primeiro a ser eleito neste domingo, superou o ex-deputado federal Jofran Frejat (PR), que entrou no meio da eleição ao substituir José Roberto Arruda (PR), que foi barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
Rollemberg tem 55.56% dos votos válidos contra 44,44% de Frejat e não tem mais como ser alcançado, já que faltam 133.164 sufrágios a ser apurados e a diferença é de 141 mil. O resultado está próximo da pesquisa de boca de urna divulgado pelo Ibope, que foi de 54% a 46%. No primeiro turno, o candidato do PSB recebeu 45,23% dos votos válidos contra 27,96% de ex-deputado.
O pessebista de 55 anos, nascido no Rio de Janeiro, atualmente é líder do partido no Senado. Eleito em 2010 na coligação encabeçada pelo atual governador Agnelo Queiroz (PT), rompeu com o petista no ano passado. Já foi deputado distrital, deputado federal, secretário de Turismo do DF e e secretário Nacional de Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Mais sobre as eleições
Assine a Revista Congresso em Foco