[caption id="attachment_179138" align="alignleft" width="300" caption="Vital preside a CPI mista da Petrobras, e é tido como um dos fiéis da base"]

[fotografo]Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados[/fotografo][/caption]O presidente do Senado,
Renan Calheiros, anunciou na noite desta terça-feira (25) que foi encerrado o prazo para a inscrição de nomes indicados para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O nome do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi o único inscrito para a vaga do ministro José Jorge, obrigado a se aposentar porque completou 70 anos no último dia 18.
Renan anunciou que o nome de Vital do Rêgo será submetido à análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se aprovado, ainda terá de passar pela análise do Plenário do Senado. O TCU é um órgão de controle externo, auxiliar do Congresso Nacional.
O peemedebista paraibano atualmente preside a CCJ do Senado e ainda comanda as duas comissões parlamentares de inquérito que funcionam no Congresso para investigar as denúncias de desvios na Petrobras. Considerado aliado fiel da presidenta Dilma Rousseff, disputou o governo da Paraíba em outubro e ficou em terceiro lugar com 5,22% dos votos válidos, bem atrás do também senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e do governador Ricardo Coutinho (PSB), que acabou reeleito no segundo turno.
Se confirmado pelos colegas, Vital vai assumir a vaga deixada pela aposentadoria de José Jorge. O ex-senador do PFL (hoje DEM) se aposentou ao completar 70 anos. Inicialmente, a ideia do Palácio do Planalto era indicar a ex-senadora e atual ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, para o cargo. A petista esteve no Senado semana passada tentando articular sua candidatura. No entanto, como a disposição na Casa era pela condução do peemedebista, acabou não se apresentando.
Assine a Revista Congresso em Foco
Com informações da Agência Senado