[caption id="attachment_178566" align="alignright" width="285" caption="Doleiro Alberto Youssef teve as movimentações monitoradas pelo Coaf"]

[fotografo]Geraldo Magela/Agência Senado[/fotografo][/caption]As pessoas físicas e jurídicas investigadas na Operação Lava Jato movimentaram, de forma atípica, R$ 23,7 bilhões entre 2011 e 2014. De acordo com o jornal
O Globo, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) produziu 108 relatórios com alertas sobre possíveis irregularidades nas movimentações financeiras do doleiro Alberto Youssef, do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e de empreiteiras.
De acordo com a reportagem, os relatórios do Coaf trazem os nomes de 4.322 pessoas e de 4.298 empresas que, de alguma forma, participaram da movimentação do valor. A soma total envolve saques e depósitos. Os relatórios começaram a ser feitos em 2011, com empresas sem aparente capacidade técnica e operacional sendo alvo.
Os relatórios foram encaminhados para a Polícia Federal e para o Ministério Público Federal. Com o início das investigações que geraram a Operação Lava Jato, o trabalho do Coaf aumentou. Somente neste ano, diz o jornal, o Coaf repassou aos órgãos de investigação 78 relatórios.
Leia a íntegra da reportagem no O Globo
Mais sobre a Operação Lava Jato
Assine a Revista Congresso em Foco