[caption id="attachment_225315" align="alignleft" width="285" caption="Maior obra do PAC, a Refinaria Premium I, no Maranhão, foi abandonada pelo governo, segundo o Estadão"]
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[fotografo]Petrobras[/fotografo][/caption]Uma das vitrines para a primeira eleição da presidente Dilma Rousseff ainda está longe do prometido, nove anos após o seu lançamento. É o que mostra levantamento feito pelo jornal
O Estado de S.Paulo: apenas duas das dez maiores obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em 2007, foram totalmente concluídas, ambas na área de petróleo. De acordo com a reportagem, três usinas de energia e uma refinaria erguidas com recursos do PAC entraram em operação, mas de forma parcial. Anunciada como a maior obra do programa, a refinaria Premium 1, no Maranhão, que previa investimentos de R$ 41 bilhões, foi abandonada, com prejuízo de R$ 2,1 bilhões para a Petrobras, segundo o
Estadão.
O PAC foi lançado pelo ex-presidente Lula com a promessa de destravar investimentos e "estimular o aumento do investimento privado e do investimento público, principalmente na área de infraestrutura". Em 2007, governo anunciou que investiria R$ 503,9 milhões em mais de mil projetos do programa. Na ocasião, o então presidente chamou sua ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, de "mãe do PAC". Em 2010, ano da eleição de Dilma, novas obras se juntaram à lista daquelas que ainda estavam em andamento. Era o chamado PAC 2, que previa investimento de R$ 1 trilhão. No ano passado, a presidente anunciou que lançaria a terceira fase do programa.
O levantamento, segundo o
Estadão, foi feito com base em informações dos ministérios responsáveis pela execução dos empreendimentos e confrontadas com balanços oficiais do programa.
Obras que se tornaram símbolo do programa não foram concluídas. De acordo com a reportagem, só 53% das unidades habitacionais prometidas para o Complexo do Alemão, no Rio, foram entregues. O teleférico, que é a obra que mais chama a atenção na região, fechou 11 vezes ano passado em razão de tiroteios. Da Ferrovia Norte-Sul, só o trecho Palmas-Anápolis, foi concluído. A previsão é que o restante da ferrovia seja entregue no fim do ano.
A reportagem especial, assinada por Murilo Rodrigues Alves, André Borges e Alfredo Mergulhão, também destaca denúncias de desvio. Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou superfaturamento de pelo menos R$ 1 bilhão na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que precisaria, segundo a previsão inicial, de investimentos de R$ 5,6 bilhões. Os custos previstos agora são de R$ 35,7 bilhões. Ainda de acordo com o
Estadão, uma avaliação sobre o histórico de sua execução financeira, no entanto, revela que o programa lançado em 2007 sempre foi, na realidade, uma iniciativa inflada pelos financiamentos da casa própria tomados pelo cidadão.
Leia a íntegra da reportagem no Estadão
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