[caption id="attachment_243362" align="alignright" width="390" caption="Tumulto marca posse e primeiro discurso de Temer"]

[fotografo]Marcello Casal Jr/Agência Brasil[/fotografo][/caption]Enquanto Michel Temer (PMDB) fazia seu primeiro pronunciamento como presidente interino no Salão Leste do Palácio do Planalto, um burburinho voltou as atenções de fotógrafos e cinegrafistas para as janelas do prédio. Um grupo de militantes de diversos movimentos populares, protestando em frente à sede do governo, driblou a segurança e subiu a rampa do Palácio. Cerca de 20 mulheres se sentaram no local aos gritos de "democracia!" e outras palavras de ordem.
Os funcionários da segurança se apressaram para retirar o grupo do local debaixo de muito empurrão e gás de pimenta. Ninguém ficou ferido, e a Polícia Militar conduziu todos os manifestantes que ocupavam a frente do Palácio até a Praça dos Três Poderes, onde o grupo ficou isolados da via por um cordão de policiais, grades e estruturas de metal. Ironicamente, a maioria do público que compareceu para "prestigiar" a posse dos ministros do governo interino eram contrários ao impeachment.
Mais cedo, o mesmo grupo de mulheres que protagonizou o ato na rampa do Palácio se acorrentou à grade de proteção do prédio como protesto pelo afastamento de Dilma Rousseff da presidência. Elas entendem que o processo de impeachment contra Dilma é um golpe, e defendem o respeito ao resultados das urnas.
Veja gravação do momento em que seguranças chegam à rampa para retirar as manifestantes:
[video player="youtube" largura="440" altura="360"]42Zttkst0RU[/video]
Mais sobre impeachment
Mais sobre o Brasil nas ruas