Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/10/2017 | Atualizado às 11h01
Para o presidente da Abrig, Guilherme Cunha Costa, o Prêmio Congresso em Foco fortalece a democracia
<< Por que é seguro votar no Prêmio Congresso em Foco"Essa é uma iniciativa impar. O site Congresso em Foco tem uma publicação especializada em política brasileira super conceituada e reconhecida internacionalmente. Um Prêmio como esse vem contribuir para a democracia, vem contribuir com projeto de longo prazo para um Brasil melhor", ressaltou o presidente da Abrig, Guilherme Cunha Costa. Criado para distinguir os melhores deputados e senadores, além de estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo e participar plenamente da vida política, o Prêmio Congresso em Foco tem entre seus propósitos separar "os bons dos maus políticos" com assento na Câmara e no Senado. No dito popular, um convite à sociedade para que o joio seja separado do trigo. Para Guilherme Cuna, a população deveria olhar todos esses escândalos de corrupção na política, revelados com as diversas operações da Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), como uma oportunidade de conhecer melhor os atuais congressistas, entender o Parlamento e aplicar tal conhecimento nas urnas. "Eu tenho certeza que essas operações todas em curso, na verdade, contribuem para que o eleitor possa decidir seu voto diante de muito mais informações. Então, não adianta se esconder ou reclamar. O que tem que fazer é participar, pesquisar e se informar atentamente", ponderou. A Abrig é uma das entidades parceiras do Prêmio Congresso em Foco 2017. Fundada em 2007, a Associação é formada por profissionais de relações institucionais e governamentais interessados em pensar sua atividade e fazerem-se representar no debate público em torno da participação da sociedade civil e do setor privado nos processos de decisão política. Revelação dos vencedores A cerimônia de premiação dos congressistas, na qual será revelado os parlamentares melhores avaliados pelo público, será realizada no dia 19 de outubro. O troféu é cobiçado por cerca de 370 parlamentares federais que estão na disputa. Até o último dia 21, quando foi divulgada a última parcial da votação prevista pelo regulamento, mais de 800 mil votos haviam sido distribuídos entre os congressistas aptos a participar da disputa.
<< Décima edição do Prêmio Congresso em Foco terá novo troféuSó participaram das votações os deputados federais e senadores que não são alvo de inquéritos criminais ou ações penais em andamento no Supremo Tribunal Federal. A consulta pública foi aberta entre o período de 1º a 30 de setembro deste ano. Nesta edição serão premiados os mais votados nas duas categorias gerais (melhores deputados e melhores senadores) e nas três categorias especiais (combate à corrupção e ao crime organizado, defesa da seguridade e defesa da agropecuária), além dos melhores avaliados por um juri especializado e também por jornalistas que cobrem o dia a dia do Congresso. Juri especializado Uma das novidades desta edição é a premiação de parlamentares selecionados por um júri, composto por representantes dos movimentos sociais e das áreas empresarial, acadêmica e sindical. Os jurados são o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Caldas; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.
<< Veja o perfil dos juradosNa votação da imprensa, profissionais de quase 50 veículos de comunicação participaram da votação. Ao todo 73 jornalistas que cobrem as atividades da Câmara e do Senado ou se dedicam à cobertura política em Brasília foram consultados. Pela primeira vez, a pesquisa foi feita por meio de ferramenta eletrônica, com o envio de um link por e-mail ou celular àqueles que estavam aptos a votar. O sistema garante o anonimato dos votos. O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da Ambev, Anabb, Governo de Mato Grosso, Uber, APCF, Anffa Sindical, Sinprofaz, Anfip, Anadef, AMB, Ciclo de Gestão, Febrafite, Abrig, OAB-DF e Sindicato dos Jornalistas
<< Outras informações sobre o prêmio << Veja a última parcial, com os votos validados até 20 de setembroPatrocínio:
Tags
CONTAS DO GOVERNO