Ciro Gomes esteve reunido com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em Brasília na tarde desta quarta. Foto: Reprodução
O ex-presidenciável
Ciro Gomes (PDT), publicou um vídeo em sua conta no Twitter em que afirmou que o
ataque dos Estados Unidos ao Irã traz o risco de uma
terceira guerra mundial ou no mínimo uma escalada de violência contra inocentes. "Mais uma vez o calendário eleitoral e desrespeito da ordem jurídica internacional, promovidos pelo atual governo norte-americado, põem a humanidade em sobressalto e em potencial risco de uma deflagração global, no máximo, ou no mínimo uma escalada de violência contra inocentes, inclusive norte-americanos", disse Ciro.
> Tensão mundial cresce após ataque dos EUA contra Irã
O ex-governador do Ceará classificou o ato como "
assassinato de uma autoridade de uma nação soberana". O chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Qassem Solemani, era considerado um grande líder na região. Especialistas afirmam que ele tinha mais poder do que o próprio presidente iraniano, Hassan Rouhani.

"O assassinato de uma autoridade política de uma nação soberana, em pleno território estrangeiro, deve ser objeto da mais clara e direta censura por parte da comunidade internacional", disse Ciro Gomes.
Para o pedetista, o Brasil deve condenar o ato de Donald Trump. "O Brasil deve entender seu grave papel, mesmo que se possa imaginar modesto e pedir à comunidade internacional uma condenação deste ato impensado de violência de Estado".
> EUA x Irã: Bolsonaro se encontrará com Heleno antes de se posicionar
