A manifestação de Bolsonaro e apoiadores está prevista para começar às 15h, e será transmitida ao vivo pelo Congresso em Foco. Foto: Reprodução/Facebook
O presidente
Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição, votou na manhã deste domingo (2), no Rio de Janeiro. O presidente votou na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar. "O que vale é o Datapovo, que vença o melhor", disse.
Bolsonaro seguiu o rito de sempre e criticou a imprensa dizendo que é "muito bem recebido" em todos os lugares e não vê isso na mídia. "A gente está tranquilo. Em primeiro turno. Eleições limpas têm que ser respeitadas", disse o presidente, contrariando a maioria das pesquisas de intenção de votos.
Neste sábado (1), institutos como Ipec e Datafolha lançaram a possibilidade de vitória do ex-presidente Lula (PT) ainda no primeiro turno.
No Ipec, Lula caiu de 52% para 51%. com relação à rodada anterior. E Bolsonaro, antes com 34%, subiu para 37%. Ciro Gomes, do PDT, caiu de 6% para 5%.
Simone Tebet, do MDB, empatou com Ciro, mantendo os mesmos 5%. Soraya Thronicke, do União Brasil, e
Felipe D'ávila, do Novo, mantiveram 1% de intenções de voto para cada um.
Na pesquisa Datafolha, Lula ficou com 50% das intenções de voto, Bolsonaro com 36%. E
Simone Tebet ultrapassou Ciro Gomes, somando 6%, enquanto
Ciro ficou com 5%.
Soraya Thronicke (União-MS) teve 1%.
Ambas as pesquisas divulgaram os votos válidos, ou seja, os percentuais já descartadas as intenções de quem declarou voto nulo, em branco ou abstenção. É assim que a Justiça Eleitoral conta os votos na eleição.