Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Uma história de fé e devoção que comemora 300 anos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Uma história de fé e devoção que comemora 300 anos

Congresso em Foco

12/10/2017 15:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_311774" align="aligncenter" width="559" caption=""Nascia ali uma devoção que cresceu com o tempo e hoje reúne devotos de todas as partes do Brasil""][fotografo]Santuário Nacional[/fotografo][/caption]  Luiz Gonzaga Bertelli* A história conta que, em 1717, três pescadores - João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia - saíram da Vila de Santo Antonio do Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, para conseguir peixes para um banquete que seria oferecido a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, na época governador da província de São Paulo e Minas Gerais. Enquanto navegavam pelas águas escuras do Rio Paraíba do Sul, jogavam a rede e, por diversas vezes, ela saía vazia. Até que, em uma das tentativas, submergiu entranhada à rede, uma imagem de Nossa Senhora, primeiro com o corpo. E depois, a cabeça. Então, a fartura de peixes começou a aparecer. Os pescadores levaram a imagem para Silvana da Rocha Alves - esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João - que colou as duas partes com cera e colocou a estátua em um pequeno altar na casa da família. A notícia correu a região. Nascia ali uma devoção que cresceu com o tempo e hoje reúne devotos de todas as partes do Brasil. Entre 1717 e 1732, a imagem peregrinou por vários povoados até que, em 1732, Anastásio Pedroso, filho de Felipe, construiu o primeiro oratório aberto ao público. Com o aumento da peregrinação, foi erguida uma capela, em 1740, para receber os fiéis. Mas só em 1745 foi inaugurada a primeira igreja para a celebração da eucaristia, no Morro dos Coqueiros, atual colina em que está localizada o centro da cidade. Foi em 1888 que dom Lino de Carvalho, bispo de São Paulo, inaugurou a igreja conhecida como Monte Carmelo, ou Basílica Velha. As histórias de milagres multiplicavam-se como a da menina cega e sua mãe, que percorreram a pé durante um mês, de Jaboticabal à Aparecida. Quando chegou próximo à cidade, a menina avistou a igreja. A ideia da construção da Basílica Nova surgiu em 1917, mas a pedra fundamental só foi lançada em 1946. A obra foi encomendada ao arquiteto Benedito Calixto de Jesus. A estrutura foi sagrada em 1980 pelo Papa João Paulo II. O santuário é visitado anualmente por cerca de 12 milhões de fiéis. Uma história de fé e devoção que, neste dia 12, comemora seus 300 anos.
<< Do mesmo autor: Educação, um sonho real
*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

fé Fórum João Alves nossa senhora aparecida devoção imagem de Nossa Senhora Silvana da Rocha Alves Conde de Assumar Felipe Pedroso Domingos Garcia Vila de Santo Antonio do Guaratinguetá Vale do Paraíba Banquete de peixes

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

"Vão me entregar à morte", diz Cesare Battisti em entrevista

Qual proposta do Psol para combater a violência?

Cinco motivos para apoiar o jornalismo investigativo da Agência Pública

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

FIM DAS SANÇÕES

Nikolas rebate Eduardo Bolsonaro após queda de sanção a Moraes

2

DOMINGO DE PROTESTOS

PL da Dosimetria: veja as cidades onde há atos contra redução de penas

3

SENADO

Alcolumbre pauta votação de projeto que pode reduzir penas por golpe

4

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

Projeto propõe criação de um marco legal para a violência obstétrica

5

JUSTIÇA

Toffoli tira da CPMI do INSS acesso a dados de dono do Banco Master

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES