Decreto aumenta a alíquota de IOF para financiar o programa Auxílio Brasil
O presidente
Jair Bolsonaro (sem partido) editou nesta quinta-feira (16) decreto que aumenta a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O objetivo do aumento do tributo sobre pessoa física e jurídica é arrecadar cerca de R$ 2,14 bilhões para financiar o programa
Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família.
"Esse valor permitirá a ampliação do valor destinado ao programa social Auxílio Brasil, cujo novo valor entrará em vigor ainda no ano de 2021. A medida irá beneficiar diretamente cerca de 17 milhões de famílias e é destinada a mitigar parte dos efeitos econômicos danosos causados pela pandemia", informou em nota o Palácio do Planalto que acrescenta que o decreto assinado pelo presidente entra em vigor imediatamente.
Atualmente, o Bolsa Família atende 14,6 milhões de beneficiários . Com o aumento do imposto, a previsão é que o Auxílio Brasil entre em vigor a partir de novembro.
> Câmara insere no código eleitoral trecho de MP devolvida de Bolsonaro
> Senado se aproxima de acordo para votar piso salarial da enfermagem
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
