Glauber Braga é foi considerado melhor deputado de 2018 pelo júri especializado
Três deputados do Rio de Janeiro foram escolhidos como os melhores do ano pelo júri especializado do
Prêmio Congresso em Foco 2018.
Glauber Braga (Psol-RJ) foi o vencedor da categoria geral e levou o prêmio mais importante da noite. Alessandro Molon (PSB-RJ), que venceu na
edição do ano passado, ficou na segunda posição. Eleito o melhor pelos jornalistas,
Chico Alencar (Psol-RJ) foi o terceiro colocado na avaliação dos jurados. Os nomes foram anunciados na cerimônia de entrega do prêmio, na noite desta segunda-feira (13), no Porto Vittoria Espaço de Eventos, em Brasília.
Ao receber o prêmio, Glauber agradeceu ao Prêmio, à bancada do Psol e ao partido. "Quero agradecer minha equipe de trabalho, que se esforça incansavelmente". Ele também fez crítica a atuação de alguns colegas de Câmara. "Não aceitaremos como fato consumado ampliação do estado de exceção e desmonte do Estado brasileiro. 2019 vai ser diferente de 2018. Fora, Temer!", encerrou o deputado
Também ficaram entre os mais bem avaliados pelos jurados os seguintes deputados:
Mara Gabrilli (PSDB-SP),
Carmen Zanotto (PPS-SC),
Tereza Cristina (DEM-MS),
Benedita da Silva (PT-RJ),
Orlando Silva (PCdoB-SP), Pauderney Avelino (DEM-AM) e Daniel Vilela (MDB-GO).
Glauber
Bacharel em Direito, Glauber foi secretário municipal em Nova Friburgo (RJ) e dirigente estadual do PSB, partido pelo qual chegou à Câmara em 2009 e de que se desligou, em 2015, após divergências internas para se filiar ao Psol. Atua principalmente nas áreas da educação e de políticas para juventude. Destacou-se como opositor do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), atualmente preso.
Molon
Advogado, mestre em História, Molon é professor de Direito da PUC-RJ. Começou sua militância política quando era professor da rede pública de ensino. Chegou à Câmara em 2011 após dois mandatos de deputado estadual.
Teve atuação destacada na campanha pelo fim do voto secreto no Congresso em processos de cassação e na definição do Marco Civil da Internet, do qual foi relator. Empunha, entre outras bandeiras, o combate à corrupção, a ética e a transparência na administração pública. Trocou a Rede pelo PSB em abril.
Chico
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), historiador e mestre em Educação,
Chico Alencar é deputado federal desde 2003. Trocou o PT pelo Psol, em 2005, na crise do mensalão, por discordar dos rumos do partido.
Entre suas principais bandeiras está a defesa da ética na administração pública, dos direitos humanos e da educação. Aos 68 anos, foi apontado entre os
melhores parlamentares em todas as edições do
Prêmio Congresso em Foco.
O júri
Integraram o júri este ano a consultora empresarial Anna Paula Losi, o analista político Antônio Augusto de Queiroz, a professora e pesquisadora Marisa Von Bülow, o jornalista Sylvio Costa e o líder ativista Tom Barros (
saiba mais sobre cada um dos jurados).
Os jurados levaram em conta critérios como a assiduidade em sessões deliberativas, a participação nos debates do Parlamento, o desempenho na apresentação de propostas legislativas, a capacidade de articulação política e os compromissos no combate à corrupção e ao desperdício de recursos públicos e na defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável.
Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco 2018
Patrocínio
Apoio
Parceria Institucional
