Foto: Divulgação/Embrapa
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está preparada para realizar 43 mil testes por dia para diagnosticar o
Covid-19. Os centros de pesquisa espalhados pelo país já possuem os equipamentos necessários. São os mesmos que identificam a presença de vírus em plantas e sementes. Mas tiveram que ser adaptados.
Em
Brasilia, já estão a postos 120 voluntários, entre técnicos e analistas da Embrapa, para o trabalho. O ritmo será intenso, de 24 horas por dia, em três turnos de oito horas. O resultado das amostras também será rápido, em um dia.
"Temos 500 laboratórios, em 47 centros de pesquisa. Uma boa capilaridade nas regiões do país. Nesse
[caption id="attachment_428791" align="alignleft" width="400"]

Presidente da Embrapa, Celso Moretti[/caption]
momento de crise, estamos colocando mais uma vez a Embrapa à disposição da sociedade", disse Celso Moretti em entrevista à coluna.
Dengue e Zika
A empresa já vinha colaborando com a
Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para a realização de testes para dengue e zika vírus.
O Ministério da Agricultura (órgão a que está vinculada) e o
Ministério da Saúde acionaram a Embrapa para esta força-tarefa.
"Poucas pessoas imaginariam que a Embrapa, uma empresa de pesquisa agropecuária, poderia estar sendo estratégica também neste momento", aponta Moretti.
Ciência
A coleta de amostras dos pacientes suspeitos será feita pelo sistema de saúde. Não haverá atendimento direto à população nos laboratórios da Embrapa. O trabalho será supervisionado pelo Ministério da Saúde.
"É numa hora como essa que se vê a importância da Ciência. É preciso investir em Ciência, ela está no dia a dia das pessoas. Nesta momento de crise, a Embrapa quer contribuir e se colocar à disposição da sociedade brasileira", afirma Moretti.
Abastecimento de alimentos
No próximo dia 27, a Embrapa comemora 47 anos. Moretti fará um balanço de todo a contribuição científica da empresa ao setor.
O Brasil terá safra de grãos recorde este ano. A produção de alimentos vindos da agricultura é 7 vezes maior que o consumo da população brasileira. Assim, os brasileiros não devem temer o desabastecimento.
"Nosso país saiu da situação de importador de alimentos , nos anos 70 , para hoje ser um dos maiores produtores e exportadores do mundo. E temos orgulho da trajetória de sucesso da Embrapa que contribuiu para este resultado", conclui Moretti. Engenheiro Agrônomo, ele é pesquisador de carreira da estatal há 25 anos. E assumiu a presidência da empresa em julho de 2019.
