Lumena Aleluia é participante do BBB 21 [fotografo] Reprodução Redes Sociais [/fotografo]
O deputado estadual bolsonarista Anderson Moraes (PSL-RJ) protocolou uma notícia-crime na Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) contra Lumena, participante do BBB 21, por
racismo nesta quarta-feira (10).
Em suas redes sociais, o deputado disse que a baiana teve "fala pejorativa e ofensiva generalizada à rac¸a branca". "Um caso claro de racismo de duas jovens negras contra pessoas brancas. Pedimos para a Decradi apurar os fatos e se manifestar pela expulsa~o dela do programa. Se fosse o contrario, o que seria igualmente crime, ja´ teriam se mobilizado para combater o racismo".
Lumena, que tem protagonizado diferentes discussões sobre gênero, racismo e outros temas sociais na casa, fez um comentário com a cantora Karol Conká sobre a atriz Carla Diaz.
Racismo reverso
Parte da população acredita na existência de racismo reverso, quando negros ofendem brancos por conta do cor de sua pele. O conceito, no entanto, não existe. Racismo faz referência a uma parte da população que sofreu com exploração oficial da sociedade por meio da utilização do trabalho forçado, segregação financeira, moradia, entre outros sob a justificativa da existência de uma raça superior.
> O que tentam esconder através da violência política de gênero e raça no Brasil?
