[fotografo] Michel de Jesus/Câmara dos Deputados [/fotografo]
A Câmara dos deputados incluiu na pauta de amanhã, quarta-feira (11), a cassação do mandato da deputada federal pelo Rio de Janeiro,
Flordelis dos Santos de Souza (Sem partido-RJ), por falta de decoro parlamentar.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].
A votação será no plenário da Casa. A decisão sobre a perda do mandato precisa obter a maioria absoluta dos votos dos deputados - 257 dos 513 parlamentares.
No início de junho, o Conselho de Ética da Câmara decidiu, por 16 votos a 1, pela cassação do mandato da pastora. Flordelis é acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e pela Polícia Civil de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em 2019. Ela nega qualquer envolvimento. Em junho, o relator do pedido de cassação da parlamentar,
Alexandre Leite (DEM-MG), votou pela punição máxima à deputada: a perda de seu mandato.
Flordelis não foi presa em razão da imunidade parlamentar, mas é monitorada por uma tornozeleira eletrônica desde outubro de 2020.
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
