É inegável que há um traço autoritário no voto obrigatório. O fato de o Estado determinar que um cidadão seja obrigado a participar das escolhas dos governantes. Foto: TSE
Diante da constante pressão do presidente
Jair Bolsonaro por respostas aos questionamentos do
Exército sobre o funcionamento do processo eleitoral e das urnas eletrônicas, o
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou publicamente os documentos contendo tanto as perguntas dos oficiais da força terrestre quanto as respostas fornecidas pelo tribunal.
Confira a seguir a íntegra do documento com as respostas do TSE ao Exército:
As perguntas, formalizadas pelo general de divisão Heber Portela, incluem tanto questões sobre o sistema utilizado nas urnas eletrônicas quanto relacionadas aos critérios adotados pelo tribunal para fazer a gestão do risco de intrusão no sistema. A divulgação dos documentos foi tomada em conjunto pelo atual ministro do tribunal,
Luís Roberto Barroso, com seus sucessores
Edson Fachin e
Alexandre de Moraes.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
O documento responde a todos os questionamentos, inclusive apontando que algumas das dúvidas podem ser respondidas em endereços que são públicos e disponíveis de forma transparente pelo tribunal.