Com a decisão de Doria, São Paulo se junta às outras onze unidades federativas que também flexibilizaram o uso de máscaras. Foto: Governo do Estado de São Paulo
O governador de São Paulo,
João Doria, anunciou nesta quinta-feira (17) que editará um decreto para flexibilizar o uso de máscaras no estado, tornando opcional o seu uso na maioria dos ambientes fechados. A medida prevê duas exceções, que são os serviços de transporte público e as unidades de saúde, onde as máscaras permanecem obrigatórias.
Segundo Doria, a decisão foi adotada após uma nota técnica do Comitê Científico de
São Paulo que aponta para uma melhora consistente nos números da
covid-19 no estado. Com isso, o principal estado país se junta a outras 11 unidades federativas que também retiraram a obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes fechados.
"Sem máscaras, a volta à normalidade. Podemos voltar a sorrir, podemos voltar a expressar o nosso sentimento em relação à nossa família, aos nossos amigos, às pessoas de forma geral, depois de 24 meses lutando pela saúde, lutando pela ciência e lutando pela vida. (...) Nós vencemos: os profissionais de saúde, aqueles que acreditaram que era importante seguir a orientação médica, a orientação científica", declarou o governador sobre a decisão.