Pesquisa do Ipec indica manutenção das intenções de voto de Lula e Bolsonaro, preservando vantagem do petista. Foto: Reprodução
Já sob os efeitos dos atos do dia Sete de Setembro, quando transformou as comemorações do bicentenário da independência em comícios de campanha, o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, oscilou positivamente dois pontos percentuais na corrida contra Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, e tem a menor distância com relação a seu adversário desde maio de 2021. Esse é o resultado da nova rodada de pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na noite desta sexta-feira (9).
De acordo com o Datafolha, Lula lidera com 45% das intenções de voto. É o mesmo percentual que tinha na rodada anterior. Bolsonaro aparece com 34% - tinha 32% na rodada anterior. Ciro Gomes, do PDT, que antes tinha 9%, caiu agora para 7%. E Simone Tebet, do MDB, manteve os mesmos 5% da rodada anterior.
Soraya Thronicke, do União Brasil, teve 1%.
O cenário apresentado pela rodada do Datafolha apresenta um quadro de provável segundo turno entre Lula e Bolsonaro. De acordo com a pesquisa, Lula teria agora 48% dos votos válidos. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa ter mais que 50% dos votos válidos, ou superar a soma dos votos de todos os demais candidatos.