Lula também contemplou a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e a deputada eleita Marina Silva (Rede-AP) com o Planejamento e o Meio Ambiente.
Congresso em Foco
16/12/2022 | Atualizado às 14h27
A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Marina e Simone Tebet foram fundamentais na eleição de Lula e comandarão os ministérios do Meio Ambiente e do Planejamento do novo governo. Foto: Ricardo Stuckert
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, concluiu a montagem de seu ministério nesta quinta-feira (29) com o anúncio dos 16 nomes restantes. O novo governo terá 37 ministérios. Onze deles serão ocupadas por mulheres. Pela primeira vez o país terá o Ministério dos Povos Indígenas, que será comandado pela deputada eleita e líder indígena Sônia Guajajara (Psol-SP). Lula também contemplou a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e a deputada eleita Marina Silva (Rede-AP) com o Planejamento e o Meio Ambiente. As duas foram peças de grande importância na eleição do petista.
De olho na formação de sua base parlamentar no Congresso, Lula distribuiu ministérios a partidos que não apoiaram sua eleição como o PSD, o MDB e o União Brasil. O PDT, que se juntou à sua candidatura no segundo turno, o Psol, a Rede, o PCdoB e o PSB, do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, também ocuparão cargos de primeiro escalão na Esplanada.
Veja o ministério de Lula:Assista ao anúncio da última leva de ministros: