Rui Costa e Randolfe Rodrigues afirmam que não há preocupação com relação ao teor do discurso proferido por Arthur Lira na abertura do exercício de 2024. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, pediu desculpas nesta quarta-feira (7) por ter criticado Brasília ao discursar em Itaberaba, na Bahia. Em 2 de junho, sexta-feira, Costa disse que a capital é uma "ilha da fantasia" e que havia sido construída "longe da vida das pessoas".
Agora, o ministro diz que não foi feliz na declaração e que a cidade "é formada por uma gente corajosa e trabalhadora, que labuta todos os dias, com muito esforço e dignidade, por uma vida melhor".
A mensagem de desculpas foi publicada no perfil de Twitter do ministro, à tarde. Na publicação, Costa caracteriza a fala como um desabafo, por "inconformidade com o processo de escolhas e decisões tomadas". Naquela semana, o governo Lula tinha passado por um aperto no Congresso, com a votação da chamada MP dos Ministérios. Com a tensão entre Câmara e Planalto, o texto arriscou-se a não passar a tempo na Casa Baixa. Se isso acontecesse, o governo perderia a sua própria organização ministerial, retornando à da gestão anterior, de Jair Bolsonaro.
As falas de Rui Costa renderam controvérsia. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, chegou a chamá-lo de "idiota completo".