Assista, na íntegra, à sessão da última votação do arcabouço fiscal
O plenário da Câmara vota na noite desta terça-feira (22) as mudanças incluídas pelo Senado na proposta de arcabouço fiscal
Congresso em Foco
22/08/2023 | Atualizado às 22h40
A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Lideranças do Congresso se manifestam em favor da derrubada do veto à desoneração fiscal, que impacta diretamente 17 setores da economia e municípios. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O plenário da Câmara dos Deputados realiza na noite desta terça-feira (22) a última votação do arcabouço fiscal, regra do governo Lula para disciplinar os gastos públicos no lugar do teto aprovado na gestão de Michel Temer.A Casa Baixa avalia as mudanças incluídas pelo Senado na proposta. Acompanhe ao vivo abaixo.
O relator do projeto, deputado Claudio Cajado (PP-BA), divulgou mais cedo o seu parecer sobre que emendas (alterações) devem ser aceitas pela Câmara - leia a íntegra do documento aqui. Cajado propõe aprovar três emendas e rejeitar doze. O Congresso em Foco destaca:
Cajado defende a aprovação das mudanças do Senado para retirar o Fundo Constitucional do Distrito Federal da regra fiscal. Também propõe que se mantenha fora do arcabouço o Fundeb, fundo para o financiamento da educação básica no país.
O parecer propõe a rejeição de outras mudanças expressivas. Para Cajado, os gastos com ciência e tecnologia devem ser incluídos na regra, ao contrário do que foi aprovado no Senado. Também diz que a metodologia para o cálculo de inflação usado no arcabouço deve ser o que passou antes na Câmara - o que indicaria um limite mais baixo para os gastos do governo em 2024.