Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/7/2009 20:00
Fábio Góis
O piloto brasileiro de Fórmula 1 Felipe Massa (Ferrari) se submeteu nesta sábado (25) a uma cirurgia na cabeça e passará a noite em coma induzido, no Hospital Militar de Budapeste, na Hungria. A intervenção cirúrgica durou cerca de uma hora, e foi executada depois que, segundo o primeiro boletim médico, ficou constatado que Massa teve fratura craniana e danos cerebrais leves. O brasileiro sofreu neste manhã um acidente durante os treinos classificatórios para o Grande Prêmio da Hungria, quando uma mola de um quilo desprendida do carro do colega brasileiro Rubens Barrichelo (Brawn) atingiu o lado esquerdo de seu capacete, fazendo-o colidir com uma barreira de pneus.
A mola, de metal, tem cerca de 12 centímetros, e atingiu a cabeça de Massa quando seu carro atingia a velocidade de 280km/h. As imagens de uma câmera instalada no veículo do brasileiro registraram o momento em que a peça quica na pista e atinge violentamente o capacete. A TV Globo transmitia ao vivo a sessão de treinos, e reproduziu a cena.
Em entrevista concedida à repórter Mariana Becker (TV Globo), em Budapeste, Rubinho disse que, em deslocamento na pista, "aquela mola pode virar de uma tonelada". De fato, mesmo com a proteção do capacete, o impacto da peça com a cabeça de Massa deixou um profundo corte de oito centímetros pouco acima do olho esquerdo, com muito inchaço, e destruir o instrumento de proteção. Por poucos centímetros, a peça não atingiu a viseira do piloto, o que poderia ter tornado a situação ainda mais grave.
Massa ficará em observação na unidade de terapia intensiva do hospital até as 10h de amanhã (horário da capital húngara Budapeste), quando se submeterá a tomografia computadorizada. Segundo um comunicado divulgado pela Ferrari, escuderia de Massa, além do corte e do inchaço, o piloto brasileiro teve uma lesão na parte esquerda do crânio e uma concussão cerebral, com dano leve à massa encefálica.
A nota diz ainda que, obviamente, o piloto não disputará o GP da Hungria, a ser realizado neste domingo, a partir da 9h (horário de Brasília). A previsão é que Massa fique até seis semanas sem pilotar, de acordo com o médico oficial do GP do Brasil, Dino Altmann.
Temas
Identificação Médica
Senador propõe cartão que identifica usuários de dispositivos médicos