Estrutura atual do Ministério do Trabalho, por exemplo, será extinta. Outras seis pastas terão o mesmo destino[fotografo]José Cruz / Agência Brasil[/fotografo]
Após bolsonaristas tentarem
invadir o Congresso Nacional no fim da tarde de sábado (13), o governo do Distrito Federal resolveu por fechar os acessos à Esplanada dos Ministérios, avenida que dá acesso ao Congresso e ao Palácio do Planalto. Apoiadores do presidente tinham marcado manifestação para este domingo (14) e pretendiam passar pela Esplanada para chegar até o a sede do governo.
O governador
Ibaneis Rocha emitiu um decreto em edição Extra do Diário Oficial do DF, onde proibiu "o trânsito de veículos e pedestres na Esplanada dos Ministérios no dia 14 de junho de 2020". A medida vale até às 23h59.
"O acesso aos prédios públicos federais localizados na esplanada somente será permitido a autoridades devidamente identificadas e servidores públicos federais devidamente identificados e que estejam em serviço", diz o documento.
O governador não citou no ato a tentativa de invasão da sede do poder Legislativo, mas falou sobre as aglomerações e o risco de transmissão da
covid-19.
