[fotografo] Agência Câmara [/fotografo]
O presidente da Câmara,
Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem sido cobrado por deputados para colocar em votação o projeto de lei que muda o marco regulatório do mercado de gás e óleo.
A iniciativa foi apontada como
prioridade para os próximos meses pelo ministro da Economia,
Paulo Guedes, no começo da semana. Iniciativa semelhante voltada para o
mercado de saneamento básico foi aprovada pelo Congresso na semana passada e aguarda sanção presidencial.
As associações do setor de gás tentam marcar uma reunião com Maia para tratar do assunto. O objetivo é que seja votado nos próximos dia um pedido de urgência para análise do texto.
A urgência dispensa a matéria de algumas obrigações regimentais e acelera a tramitação. Por exemplo, um texto sob regime de urgência passa a ser incluído automaticamente na ordem do dia da sessão seguinte.
O deputado
Fernando Coelho Filho (DEM-PE), que já foi ministro de Minas e Energia, está tentando intermediar a reunião das empresas com o presidente da Câmara.
"Mas como está agora, neste momento de adiamento de eleição, auxílio emergencial, eu disse que ia esperar vencer essa pauta para poder tratar com eles", disse o deputado ao
Congresso em Foco.
>O que muda na eleição municipal com o novo calendário votado pela Câmara
O líder do Novo, deputado Paulo Ganime (RJ), também defende o projeto e deseja que a votação aconteça até o próximo dia 15.
O texto permite que empresas com sede no Brasil possam atuar nesse mercado por meio de autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e não mais por concessão.
No modelo atual, uma empresa interessada em investir no setor precisa vencer um leilão da ANP. No regime de autorização, bastará apresentar o projeto e esperar o aval da agência. O objetivo da mudança é destravar os investimentos no setor.
> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país
