Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/11/2020 | Atualizado às 19:23
Flávio Dino, ex-juiz federal e governador do Maranhão classificou o caso como absurdo e desejou que "essa violência contra o Direito não prospere".1. Como delegado e professor de Direito, posso afirmar que inexiste a figura do estupro culposo na Lei, e manter relações sexuais com pessoa inconsciente não é "apenas" estupro, mas um crime ainda mais grave: estupro de vulnerável. #justicapormariferrer https://t.co/pfF7b9dwL7
- Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) November 3, 2020
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes categorizou as cenas do julgamento do caso como "estarrecedoras" e disse que " o sistema de Justiça deve ser instrumento de acolhimento, jamais de tortura e humilhação ".Em 30 anos de atuação profissional na área jurídica - como juiz, professor e advogado - já ouvi muitos absurdos. Mas "estupro culposo" é a primeira vez. Que essa violência contra o Direito não prospere.
- Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) November 3, 2020
Para o deputado Luciano Ducci (PSB-PR), o episódio é uma "aberração jurídica".As cenas da audiência de Mariana Ferrer são estarrecedoras. O sistema de Justiça deve ser instrumento de acolhimento, jamais de tortura e humilhação. Os órgãos de correição devem apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos, inclusive daqueles que se omitiram.
- Gilmar Mendes (@gilmarmendes) November 3, 2020
A deputada Tabata Amaral (PDT-SP), classificou a postura dos magistrados como "criminosas".#EstuproCulposoNãoExiste. É além de uma aberração jurídica, uma impossibilidade de fato. Não se pode admitir que uma decisão dessas prevaleça. É um desrespeito à justiça, à vítima, uma humilhação a todas mulheres, em especial, às que já sofreram violência sexual. #MarianaFerrer
- Luciano Ducci (@LucianoDucci) November 3, 2020
A deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), lembrou os dados do Anuário de Segurança Púbica de 2020, que mostra que a cada 8 minutos uma mulher é estuprada no Brasil.Não existe cometer um estupro sem a intenção de estuprar. A postura do advogado de defesa e a decisão do juiz são criminosas! Até quando vamos culpar a vítima? Depois ainda nos perguntam por que as vítimas ficam caladas. #JustiçaPorMariFerrer https://t.co/OwCCpIN9uu
- Tabata Amaral 🇧🇷 (@tabataamaralsp) November 3, 2020
O deputado Julian Lemos (PSL-PB), disse que os homens não podem aceitar o ocorrido em nome das mulheres que compõe as suas famílias.Uma mulher é estuprada a cada 8 minutos no Brasil. Em 2019, foram 66.123 boletins de ocorrência de estupro e estupro de vulnerável. E ainda não são todas que denunciam, porque a cultura do estupro culpabiliza e expõe mulheres, como aconteceu no julgamento de Mari Ferrer.
- Talíria Petrone vota 50 (@taliriapetrone) November 3, 2020
A deputada Joice Hasselman (PSL-SP) cobrou postura do ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.Mariana Ferrer foi estuprada, depois humilhada e mais uma vez estuprada pela Justiça Brasileira, as cenas do julgamento são um insulto a todas as mulheres do nosso país, mas uma vergonha para nós homens, não podemos aceitar isso em nome das mulheres de nossas famílias.
- Julian Lemos Deputado Federal (@JulianLemosopb1) November 3, 2020
Áurea Carolina (Psol-MG), prestou solidariedade a Mariana Ferrer.Estupro de Mariana Ferrer mostrou o q há de pior na INJUSTIÇA BRASILEIRA. Conluio entre juiz, MP e advogado permitiu a absolvição do réu. O advogado Cláudio Gastão, mesmo q defendeu Sara Winter, humilhou Mariana e tds as mulheres. KD Min. da Mulher e da Família? Assistem calados!
- Joice prefeita 17 (@joicehasselmann) November 3, 2020
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC), informou que obteve acesso às informações do processo e já está dando sequência para "oficiar" o advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho. Confira a nota na íntegra: "Após as denúncias recebidas, a OAB/SC obteve acesso às informações necessárias em relação ao processo, dando sequência aos trâmites internos que consistem em oficiar ao advogado para que preste os esclarecimentos preliminares necessários para o deslinde da questão. A OAB/SC, por intermédio de sua Corregedoria, atua no sentido de coibir os desvios éticos. Assim, todas as denúncias que chegam ao Tribunal de Ética e Disciplina são cuidadosamente apuradas, adotando-se as medidas disciplinares cabíveis, sempre assegurando à advocacia o mais amplo direito de defesa e de exercício do contraditório. Nos últimos 5 anos foram aplicadas 664 penas de suspensão e 26 advogados foram excluídos dos quadros da OAB/SC. Os processos disciplinares tramitam no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SC e são sigilosos até o seu término, na forma da lei vigente."Estupro de Mariana Ferrer mostrou o q há de pior na INJUSTIÇA BRASILEIRA. Conluio entre juiz, MP e advogado permitiu a absolvição do réu. O advogado Cláudio Gastão, mesmo q defendeu Sara Winter, humilhou Mariana e tds as mulheres. KD Min. da Mulher e da Família? Assistem calados!
- Joice prefeita 17 (@joicehasselmann) November 3, 2020
Temas
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Senado votará PEC que inclui guardas municipais na Constituição
FORÇAS ARMADAS
Saiba como vão ficar os salários dos militares após reajuste
DIPLOMA BERTHA LUTZ
Senado premia Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e mais 17 mulheres